Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Destinatários: Ativos empregados/as e desempregados/as com idade igual ou superior a 18 anos.
    Empregados/as, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego e os desempregados/as, incluindo os/as desempregados/as não DLD (desempregados/as de longa duração) que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho.

    Condições de Acesso: Ativos Empregados/as, e Ativos Desempregados/as não DLD, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

  • Objectivo Geral

    Reconhecer a importância da gestão dos riscos psicossociais em contexto de trabalho para o bom funcionamento das organizações.
    Participar na aplicação dos métodos e técnicas de avaliação dos riscos psicossociais.
    Participar na aplicação de medidas preventivas que permitam a gestão dos riscos psicossociais e a promoção do bem-estar e da saúde.

  • Objectivos Específicos

    Conceitos
    Contextualização das alterações na organização do trabalho atual
    Caracterização dos riscos psicossociais
    Fatores indutores de riscos psicossociais
    Sintomas e consequências, pessoais, organizacionais e sociais
    Avaliação de riscos psicossociais
    Integração na avaliação dos riscos profissionais
    Metodologias estruturadas
    Gestão dos riscos psicossociais
    Importância da gestão integrada
    Abordagem participativa na gestão de riscos psicossociais
    Estratégias de gestão: nível de abordagem preventiva, interventiva e reabilitante

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Manifestar interesse Pedir contacto