Informação sobre o curso

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  • Duração1995.0 horas
  • Objectivo Geral

    Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

  • Objectivos Específicos

    - Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
    - Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
    - Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
    - Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
    - Executar confeções de sala e arte cisória.
    - Planear e executar os diferentes serviços especiais.
    - Faturar os serviços prestados.
    - Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
    - Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
    - Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
    - Atender e resolver reclamações de clientes.
    - Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    - Controlo de qualidade
    - Informação turística
    - Técnicas básicas de emergência
    - Hábitos e culturas alimentares.
    Conhecimentos de Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
    - Gestão de equipas
    - Faturação
    - Informática na ótica do utilizador.
    - Gestão de stocks.
    - Legislação alimentar e da atividade profissional
    - Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
    - Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
    - Confeções de cozinha e pastelaria
    - Enologia
    - Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
    - Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
    - Conhecimentos aprofundados de Vocabulário técnico específico.
    - Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
    - Técnicas de comunicação e de vendas
    - Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
    - Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
    - Organização do serviço de restaurante.
    - Organização do serviço de bar.
    - Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
    - Estrutura e composição de cartas e ementas.
    - Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
    - Métodos de serviço de restaurante/bar.
    - Receituário de confeções de sala.
    - Técnicas de arte cisória.
    - Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
    - Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
    - Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.

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