Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Destinatários: Ativos empregados/as e desempregados/as com idade igual ou superior a 18 anos.
    Empregados/as, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego e os desempregados/as, incluindo os/as desempregados/as não DLD (desempregados/as de longa duração) que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho.

    Condições de Acesso: Ativos Empregados/as, e Ativos Desempregados/as não DLD, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

  • Objectivo Geral

    Identificar o conceito de saúde mental.
    Identificar as principais alterações e perturbações mentais.
    Identificar as alterações de comportamento, pensamento, humor e comunicação.;
    Identificar as especificidades a ter em conta nos cuidados de alimentação, higiene, conforto e eliminação em indivíduos com alterações de saúde mental.;
    Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.;
    Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.;
    Explicar as formas de estabelecer uma interação com utentes que apresentam uma alteração ou perturbação mental e após validação com o profissional de saúde.;
    Explicar a importância de demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes.;
    Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.;
    Explicar o dever de agir em função das orientações do profissional de saúde.;
    Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros.;
    Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.;
    Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.;
    Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal.;
    Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.;
    Explicar a importância de adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas.;
    Explicar a importância de prever e antecipar riscos.;
    Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.;
    Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.;
    Explicar a importância de desenvolver as suas atividades promovendo a humanização do serviço.;

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Saúde mental;
    Doença mental;
    Principais alterações e perturbações mentais;
    Alterações do comportamento;
    Alterações do pensamento;
    Alterações do humor;
    Alterações da comunicação;
    Cuidar em saúde mental;
    Aspectos específicos nos cuidados ao utente com alterações de saúde mental:;
    Alimentação;
    Eliminação;
    Higiene e hidratação;
    Sono e Repouso;
    A manifestação de desconforto e de dor;
    O/A Técnico/a Auxiliar de Saúde em interação com o individuo que apresenta alteração ou perturbação mental;
    Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde;
    Tarefas que, sob orientação de um enfermeiro, tem de executar sob sua supervisão directa;
    Tarefas que, sob orientação e supervisão de um enfermeiro, pode executar sozinho/a;

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