Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Destinatários: Ativos empregados/as e desempregados/as com idade igual ou superior a 18 anos.
    Empregados/as, com especial enfoque nos que estão em risco de perda de emprego e os desempregados/as, incluindo os/as desempregados/as não DLD (desempregados/as de longa duração) que se encontram mais próximos do reingresso no mercado de trabalho.

    Condições de Acesso: Ativos Empregados/as, e Ativos Desempregados/as não DLD, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

  • Objectivo Geral

    Caracterizar os modelos pedagógicos.
    Reconhecer os principios orientadores da educação de infância.
    Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças.
    Acompanhar as atividades pedagógicas e de rotina diária.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    Percursos da educação de infância
    Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos
    Principios educativos para a educação de infância
    Na creche
    No Jardim de infância
    Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar - Fundamentos e Princípios da Pedagogia para a Infância
    Áreas de conteúdo
    Formação Pessoal e Social
    Expressão e Comunicação
    Conhecimento do Mundo
    Papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas
    Interação e rotinas diárias
    Entrada e acolhimento das crianças e familias
    Apoio às refeições
    Acompanhamento das atividades
    Sesta, higiene e saída

Manifestar interesse Pedir contacto